sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

OVNI e queda de filamentos em Alverca do Ribatejo

Misteriosos filamentos caem sobre Alverca do Ribatejo entre Outubro e Novembro de 2014.


Curiosamente estes filamentos surgem, quando dado o alerta pelas autoridades de saúde devido ao surto da legionella.

Miguel Monteiro, testemunha desse evento e membro do Ufo Portugal, durante uma das suas caminhadas observou a queda desses filamentos, realizando várias imagens e recolha de várias amostras para futuras análises.
Uma das várias amostras então enviadas para a Exopolitica Portugal, responsável pela análise desses filamentos em conjunto de membros do CTEC, nos revelou nos primeiros resultado algo que nos deixou um pouco intrigados!

Durante os vários testes, parece que estes filamentos reagem à luz UV!
Ainda aguardar por um último resultado de laboratório mais preciso que irá concluir a sua origem ou compostos químicos.
Recuando no tempo, mais precisamente ao dia 25 de Outubro, outras testemunhas descrevem a observação de um misterioso objecto a sobrevoar a região!
Objecto este que foi visível duas horas antes da queda desses misteriosos filamentos.
Toda esta história nos faz recordar o que ocorreu em 1959 sobre a cidade alentejana de Évora.

Testemunha anónima, - "No dia 25 também me encontrava em Alverca do Ribatejo com a minha esposa e os meus dois filhos.
Por voltadas 10 da manhã, o meu filho viu um objecto no céu e chamou-nos atenção do que na ideia dele era um balão.
Observamos detalhadamente o objecto e verificamos que ele subia, descia e mudava de velocidade.
Um pormenor curioso, o mesmo redopiava entre si.
A altitude era elevada.
Era perfeitamente bem visível vendo o Sol reflectindo no objecto.
O ovni deslocava-se de sul para norte, fazendo uma pequena paragem de aproximadamente 20 segundos se elevando e seguir em direcção oeste.
Consegui fazer a fotografia que envio em anexo.


Pouca qualidade mas foi o que consegui fazer naquele momento.
Com os nervos foi o que consegui fazer antes do objecto desaparecer no horizonte.
Ficamos curiosos com aquele avistamento inesperado.
Continuamos a nossa caminhada e foi por volta do meio dia 12:00 que vimos os filamentos cair.
Eram muitos e sem dúvida que inicialmente pareciam teias de aranha.
Mas não eram teias de aranha.
Sou um apaixonado pela natureza e conheço muito bem teias de aranha.
Fora de questão.
Foi quando me recordei do antigo caso de Évora e assimilei o aparecimento do ovni e depois os filamentos.
Não poderei afirmas mas acredito que nesta conjuntura ovni e filamentos estejam interligados.
Eu e a minha esposa na companhia dos meus dois filhos tivemos o privilégio de contemplar uma observação surreal.
Se algumas pessoas querem acreditar que são teias de aranha isso vai ser um problema delas e não nosso.
Sabemos muito bem o que vimos.
A duração de observação do ovni deve ter rondado os 5 minutos ou mais até desaparecer no horizonte.
A fisionomia do objecto é muito idêntica ao que foi descrito em 1990 em Alfena.
Era muito mas mesmo muito parecido com o descrito.
Este é o meu testemunho.
Espero ter contribuído de alguma forma.
Irei manter anonimato devido à polémica que se tem gerado em torno deste caso.
Continuem o vosso bom trabalho no ufo portugal que continua a ser a melhor referencia da ovnilogia portuguesa".

Sr. Pedro Sá, testemunha, - Seguem as fotos que contam a história do que se passou na manhã do dia 25 de Outubro.
Sai de casa por volta das 10:30, 11:00h da manhã para ir tomar café  e reparo no curioso rasto de aviões(3) e tirei uma foto.

Quando me virei de costas para esses rastos dos aviões deparo-me com um pequeno objecto com uma velocidade bem acima de um avião caça F-16 a que estou bem habituado a ver passar.

O objecto girava entre si, parecia um pião e era reflectido pela luz do sol.
Era notório ver o que parecia ser um sistema de aterragem umas (sapatas), e foi isso que deu para ver que ele girava.
No centro desse objecto tinha qualquer coisa que parecia espelho ou vidro que reflectia muito, só não sei se era luz própria ou reflexo do sol.

Não tinha qualquer ruído de motor o que me espantou mais.
Fiz uma segunda foto e aparece um ponto branco que infelizmente não ficou da mesma forma do que observei.
O que era não tenho a mínima ideia mas não deixou de ser muito curioso.
Este aparelho passou bem a cima da minha casa e seguiu em direcção a Alhandra.
Sou praticante de aeromodelismo e conhecedor da aviação e não se tratava de aviões de controlo remoto, balão ou insectos.


Deixei estar a foto no meu telemóvel sem dar muita importância.
Foi quando um colega de trabalho falou qualquer coisa sobre um avistamento na região que subitamente me recordei do que vi e fotografei.
Numa consulta na internet encontrei o ufo portugal onde fala do ocorrido e da sua investigação, recolha de provas.
Não vi a referida queda de filamentos, mas o objecto sim esse vi e foi uma coisa que nunca tinha visto.
Croqui elaborado pela testemunha
Referenciei no blog que não acredito em ovnis ou vida extraterrestre, mas mesmo assim resolvi enviar as imagens para vosso critério.
Não deixa de ser interessante o aparecimento deste objecto com o surgimento da legionella.
Gostaria de ver esta situação muito bem esclarecida, se é que vai ser esclarecida.
E foi tudo o que vi e me recordo".

Testemunha, Srª. Ana Rodrigues, -" vi que procuravam testemunhas sobre os filamentos caídos em Alverca do Ribatejo no dia 25 de Outubro.
Eu vi-os e achei-os bastante estranhos, mas não fotografei nem liguei muito ao assunto.
No entanto eu não os vi nesse dia em Alverca.
Eu vi-os no dia 28 de Outubro em Vila Franca de Xira (sei o dia com precisão porque tenho fotos em Vila Franca nesse dia. Infelizmente não tenho dos filamentos).

Sou enfermeira, de Cascais, e fui esse dia por acaso trabalhar a Vila Franca.
Quando recebo uma idosa no consultório, por volta do meio dia desse dia, e ela me estica o braço para ver a tensão arterial, vi que tinha essa substancia tipo teia de aranha mas pegajosa (quase algodão doce??), colada no seu casaco.
Ela tirou aquilo, e perguntei-lhe "O que é isso?", ao que ela responde "São babas de vaca (ou boi, já nem me lembro), significa que vai chover".
Achei aquilo estranhissimo.
Uma hora depois, saí para almoçar. Para grande espanto meu as ruas de Vila Franca estavam CHEIAS dessa substância.
Via-as especialmente presas aos postes de electricidade, a voarem levemente com a brisa.
As pessoas andavam na rua cheias desse filamento, a arrastá-lo sem saberem (e eu com nojo desviava-me daquilo sem perceber o que era).
Cheguei a pegar num pois ficou também preso em mim.
Foi estranho, pois apesar de parecer extremamente pegajoso, parecia desfazer-se com o toque.

Infelizmente não tirámos fotos a esses filamentos (estava com uma colega nesse dia que também os viu no entanto), mas tirámos a nós, nesse dia, em Vila Franca.
Tenho grande curiosidade em saber o que é, e espero ter ajudado".

Numa busca incansável por mais informações, recebemos um e-mail, de um residente que terá no passado também contribuído com uma outra observação.
Porem neste caso terá sido descoberto um local especifico onde pode encontrar uma grande quantidade desses filamentos nas imediações de Alverca do Ribatejo.


Testemunha, Sr. Rui, - "Como vos tinha dito que iria fazer, voltei ao local para confirmar se a maioria dos filamentos ainda se encontravam no local após as chuvas dos últimos dias.  
E foi sem grande espanto que constatei que apenas as amostras de maior dimensão se encontravam quase incólumes, e digo quase porque o que na semana passada eram filamentos volumosos e de textura semelhante a algodão, tinham agora diminuído de tamanho e estavam como que amarrotados, mais se assemelhando a pasta de papel que após ter sido molhado secou.
Não querendo pôr a carroça à frente dos bois, acho muito difícil que estes filamentos sejam do evento de dia 25 de Outubro ou de 2 de Novembro, pois houve períodos de chuva entre este período e o presente. 
O numero de filamentos que presenciei um pouco por todo o lado à dias atrás assim como o seu aspecto parece-me agora a mim que na altura teriam apenas poucos dias devido ao seu aspecto fresco.
Relativamente a estas amostras todas elas assim que tocam no chão ou na vegetação estarão contaminadas de alguma forma com organismos biológicos presentes no local. 
Por exemplo, fotografei por várias vezes estas juntamente com teias de aranha reais que acabaram por "capturar" estes filamentos na altura da sua queda. 
Aliás só quem nunca viu estes filamentos poderá dizer de que se tratam de teias de aranha.
Devido à minha profissão como técnico de ambiente faço muito trabalho de campo em monitorizações ambientais relacionadas com avifauna, mamíferos ou repteis  e apesar dos insectos ou artrópodes não serem uma área que domine posso no entanto afirmar que nunca vi uma teia de aranha que se assemelhe aos filamentos da área de Alverca e Póvoa de Santa Iria.
Observar pequenas aranhas que sobem a locais elevados para depois com um filamento de teia tecido se deixarem levar pelo vento para outras paragens é algo que tenho presente desde a mais tenra idade e que presencio anualmente no campo e em nada se assemelha a isto". 


Após a recolha de todos estes testemunhos será de salientar a similaridade entre o objecto observado pelas testemunhas no dia 25 de Outubro com o OVNI de Alfena observado e fotografado em 1990.
Será que temos aqui um "WOW"!!!
OVNI Alfena 1990

As testemunhas revelam a observação de algo que vai muito mais além da simples queda de filamentos.
Qual a origem desse objecto?
Seria este objecto o causador da queda desses filamentos?
Estará o surgimento de ambos relacionados ao surto da legionella na região?

Numa breve análise, temos um caso que remonta ao passado mais concretamente a 1959, com o famoso caso de Évora, onde muitas testemunhas após verem um Objecto Voador Não Identificado, puderam testemunhar a queda de misteriosos filamentos.
Porem ficamos centrados no Croqui elaborado pela testemunha Sr. Pedro Sá, onde nos revela muitas semelhanças entre o objecto observado e o registado em 1990 sobre Alfena.
Quanto aos relatórios das análises... Ficarão disponíveis a público assim que nos seja possível.

Um especial agradecimento ao Miguel Monteiro por ter dado o alerta de toda esta situação, como também a todos os que participaram com o seu testemunho.


Se observou algo de anormal que nos possa ajudar, queira enviar o seu e-mail para ufo_portugal@sapo.pt

9 comentários:

  1. https://www.facebook.com/groups/extraterrestresfactosreaiscs3/

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por mais este magnifico trabalho.
    Gostei em especial do croqui que nos mostra ser muito idêntico ao de Alfena.
    Magnifico este vosso trabalho.
    Só falta mesmo ver as análises :D

    ResponderEliminar
  3. Recomendo a darem a cara quando mencionarem algo a meu respeito da mesma forma que dou a minha quando falo sobre qualquer assunto.

    Portanto seja-mos coerentes antes de mencionar ou apontar o dedo sobre qualquer matéria ou desconfiança.

    Porque desconfianças tenho eu e muitas.
    Em especial de quem deixou aquela estranha mensagem alegando que fabrico casos!!!

    Temos as testemunhas ;-)

    Não preciso fabricar nada graças a deus.

    Vou ter de ir checar as mensagens para lhe apanhar a IP e ficamos a saber quem é o Sr anónimo.

    Depois sim teremos uma outra conversa e bem séria $$$$$$

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Foi um acto irreflectido da minha parte. Não devia ter dito o que disse, mas minha intenção não era má, simplesmente não podemos dizer tudo o que nos passa pela cabeça, às vezes passam-nos muitas coisas pela cabeça, disparates tb, e temos dúvidas como seres humanos que somos, mas temos de ter cuidado porque as coisas podem ser mal interpretadas ou podem ferir os outros. Nunca foi minha primeira intenção caluniar ninguém. Por isso quero apresentar a minhas sinceras desculpas, não voltará a acontecer, e peço-lhe que reconsidere antes de tomar qualquer posição, pois penso que não há motivo suficiente para isso e seria complicar muito as coisas, a vida já é complicado por si só.

      Peço-lhe que continue com o seu trabalho e às testemunhas queria agradecer pelo interesse em terem relatado o que presenciaram. Eu também estou interessado em saber a verdade, tal como toda a gente.

      Por favor, não apague este meu comentário.
      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Tranquilo Brisa ;-)

      No Ufo Portugal, temos de lidar com os relatos das testemunhas e por vezes, sim temos de os modificar mantendo a sua originalidad para publicação.

      Pessoalmente gosto de manter os relatos das testemunhas na sua total originalidade.
      Mas isto depende da publicação de cada um dos membros no Ufo Portugal.

      Neste momento a concentração está sobre as luzes em Leiria.

      Vamos ver o que mais descobrimos.
      Pois novas revelações estão para chegar.


      Eliminar
  4. Muito Bom o artigo Nuno e Miguel, e como uma das testemunhas deste caso é com grande interesse que agora vejo outros testemunhos e fotos dos fenómenos que ocorreram na área.

    ResponderEliminar
  5. Foi fantástico ler isto! Juntamente com o caso Alfena e o de Évora, juntam-se agora os dois, e com coincidências incríveis.

    Quanto aos filamentos, poderão ver vídeos na net dos chamados "babas de boi", que são de facto teias de aranha que são espalhadas pelo ar, de aranhas da família Lycosidae, chamado de balonismo.

    Contudo, como nos diz o sr. Rui, e cito:
    "Observar pequenas aranhas que sobem a locais elevados para depois com um filamento de teia tecido se deixarem levar pelo vento para outras paragens é algo que tenho presente desde a mais tenra idade e que presencio anualmente no campo e em nada se assemelha a isto"

    Dá que pensar. Continuem com o bom trabalho. Bem hajam!

    ResponderEliminar
  6. Ola Madail.
    Obrigado pelas suas palavras.
    Espero assim que possivel colocar online as analises destes filamentos para que todos tirem as suas duvidas.
    Ao contrario do que muitos possam pensar, estes filamentos em nada se ligam a teias de aranha.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    venho por este meio AFIRMAR que hoje, 06/11/2016,cerca das 11h30 m, entre as estações de comboio da linha do Oeste, Amieira e Verride, enquanto eu circulava de comboio, eu e o meu colega vimos cair dos céus, aquilo que parece se "teias de aranha". Eram umas atrás das outras. inicialmente pareciam teias de aranha, mas depois como eram muitas, lembrei-me do caso de Évora dos anos 50.
    Infelizmente não pude recolher amostras, pois não podia parar o meio se transporte que conduzia.
    quando tive oportunidade de parar,uns 15 km depois, fui verificar sebhaviam alguns vestigios na composição, mas não registei nada fisico, nem podia tirar fotos devido ao trabalho que desempenhava.
    Não vi mais nada de anormal nos céus. Deixo aqui o meu testemunho.vale o que vale. acredite quem quiser, mas eu e outra pessoa, ( que fazem exames psicotécnicos anualmente devido á profissão que exercemos), não temos nada a ganhar em inventar o que quer que seja.

    Eram "tipo teias de aranha e na ponta, virada para baixo, parecia ser em fora de pequena bola. havia de diversos tamanhs a cair. talvez entre os 15 e os 50 centimentros. como estava sol, e nuvens, refletiam bem e por isso eram muito visiveis mesmo a distancia de cerca de 200 m".
    Sejam teias de aranha ou "cabelos de anjo" ou outra coisa qualquer, o certo é que foi interessante de ver. Muitos ficaram presos, pendurados na catenária.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar