terça-feira, 4 de junho de 2013

OVNI filmado em Abrantes

Data hora - 03-06-2013 - 23:00h
Localização - Chainça Abrantes.
Testemunha - Sr. Fábio Oliveira.
Vídeo realizado com um Optimos Boston.

Relato da testemunha....

Olá, Chamo-me Fábio Oliveira e sou de S. Miguel do Rio Torto, foi nessa localidade que na Sexta - Feira à noite vi dois ou 3 objecto luminosos muito semelhantes a estrelas cadentes pelo brilho, que quando passavam por cima do sitio onde me encontrava o brilho tornava-se mais intenso e ao fim de uns dois minutos de observação desapareceram sem deixar rasto... esse mesmo fenómeno foi filmado mas em Chainça, Abrantes na noite 3 de Junho pelas 23 horas apróximadamente!

No video, vai aparecer o ponto em questão, e mais por baixo do ecrã vai aparecer algo que parece um cometa (é a antena do carro, eu estava a ver o céu por lá) e que acaba por servir como ponto de referencia, já que inicialmente o objecto se encontra antes desse mesmo ponto de referencia e já no fim tive de me deslocar com a câmera para outras posições (na verdade achava que mais cedo ou mais tarde iria surgir a cauda, tipo estrela cadente, mas isso acabou por não ocorrer, muito pelo contrario, foi como se a luz se desliga-se e desaparecesse)!



As constelações para onde costumo me virar é a Ursa (ursula) maior (ou o que eu chamo de papagaio de papel, e uma outra parecida com ela e que não se encontra muito longe que se assemelha a um arco e flecha)!
Peço desculpa por não poder ser mais preciso e esclarecedor, mas ainda me estou a iniciar nestes andamentos, apesar de sempre olhar o céu...

                                      Ufo Portugal

A noite 03 de Junho deste corrente ano, terá sido perante a sua localização, propicia a uma boa observação de Satélites.
Contudo uma observação de Satélites terá a duração de alguns segundos.
A estação Espacial ISS
Deslocação ISS
esteve presente mas afastada da referência mencionada pela testemunha.



Não sabendo ao certo o que terá efetivamente observado o Sr. Fábio Oliveira ficando o registo em vídeo.
Solicitamos a outras testemunhas que tenham observado e presenciado o mesmo fenómeno, o envio de mais informação.

16 comentários:

  1. ola

    Sou o joao, e também posso confirmar que ontem pelas 23:00 passou um objecto luminoso por cima de minha casa, não me foi possível gravar qualquer imagem, mas pela imagem deixada neste video é o mesmo objecto.
    Eu moro em negreiros Barcelos, e o objecto atravessou o céu em direcção oeste/este eu tive a observar durante +/- 20 minutos, no trabalho em comentário com colegas estes,também observaram na zona de Braga com os mesmos detalhes.
    Na minha opinião avião não era,porque por cima de minha casa passam todos os dias vários tanto na rota de aterrar como na de levantar voo e fazem bastante barulho e tem a luzes de sinalizar a piscar,não observei qualquer luz a piscar, satélites não sei mas ia bastante baixo, já presenciei satélites a passar e iam bem mais alto do que este objecto.

    Abraços

    João sá

    ResponderEliminar
  2. Boas João
    Era a ISS
    Talvez esta noite possa por aqui o video
    Um abraço

    Carlos Lopes

    ResponderEliminar
  3. Fábio Oliveira, eu sou de Abrantes. Moro exactamente voltado para a Chaínça e estou num local alto. Estou na encosta do Castelo de Abrantes e num 2º andar.
    Tenho um campo de visão privilegiado sobre a Chaínça e de uma das minhas varandas (voltada para esse lado, Norte) tenho um campo de visão de praticamente 180º sobre o terreno.
    O meu campo de visão à direita vai até ao Intermarché (a 1000 m) e toda a estrada até à rotunda para Olho de Boi (a 1200 m) e à esquerda o Feira Nova (a 300 m) assim como os prédios da Encosta da Barata, Bombeiros, bombas de combustível da Petroibérica e Escola Prática de Cavalaria (a 1200 m). Na direcção Norte (chaínça vejo a A23 (a 3000 m). Consigo ver todo o céu referente a esse espaço salvo a parte que fica mesmo sobre o tecto do meu prédio.

    Quanto à sexta-feira dia 31 de Maio:
    Na sexta-feira a ISS não passou a essas horas sobre Abrantes como tal essa possibilidade está descartada.
    No entanto às 23H01 e no sentido Oeste-Este passou um satélite Iridium com uma boa intensidade de brilho (-4.9 de um máximo de -8).
    Eu aposto como foi este satélite que o senhor opbservou.

    No dia 3 de Junho:
    Ontem à noite por acaso vi a ISS a passar a Sul (o outro lado da minha casa) e deslocava-se no sentido Oeste-Este (se não contarmos com os pontos colaterais dos pontos cardeais).
    Por isso a hipótese ISS está descartada. Ela esteve quase 5 minutos visível e bem brilhante e desapareceu exactamente às 22H50 conforme pude verificar.
    Uma vez que diz que esse ponto passou pela constelação da Ursa Maior também não podemos considerar a ISS como origem para essa observação.
    O satélite Iridium só passou cerca de uma hora depois, às 23H57. Também não foi um Iridium.

    Temos no entanto o satélite Norte-Coreano que passou às 22H54 no sentido Sudoeste-Oeste mas o seu brilho não é conhecido.

    Se os seus dados estiverem correctos então no dia 3 não houve um actividade de satélites conhecida a essa hora pelo que nos resta levar em linha de conta a possibilidade de serem aeronaves e em última hipótese, efectivamente um OVET.

    Já agora, a outra constelação que refere parecida com a Ursa Maior é certamente a Ursa Menor.

    NOTA: foi hoje informado que junto a essas duas constelações (Ursa Maior e Menor), entre as 01H30 e as 03H30 têm surgido vários pontos luminosos com comportamentos fora do vulgar chegando alguns deles a aumentar o seu tamanho de forma considerável, chegando aos 5 a 6 cm de diâmetro…
    Fica a nota para quem quiser deitar-se mais tarde e registar a ocorrência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando o aumento significativo do tamanho dessas estrelas ou pontos pode estar relacionado com as ondas térmicas na alta e baixa altitude.
      Penso que será algo que o Carlos poderá averiguar nestes próximos dias e confirmar.

      Eliminar
    2. " O meu campo de visão à direita vai até ao Intermarché (a 1000 m) e toda a estrada até à rotunda para Olho de Boi (a 1200 m) e à esquerda o Feira Nova (a 300 m) assim como os prédios da Encosta da Barata, Bombeiros, bombas de combustível da Petroibérica e Escola Prática de Cavalaria (a 1200 m). Na direcção Norte (chaínça vejo a A23 (a 3000 m). Consigo ver todo o céu referente a esse espaço salvo a parte que fica mesmo sobre o tecto do meu prédio."

      O que quer dizer é que basicamente e simplesmente, não está num local mais adequado, para poder fazer este tipo de observações derivado á poluição luminosa... e ainda me vem dar lições de moral, incrivél!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente video Sr.Fábio Oliveira, e agradeço-lhe a sua divulgação do video que fez. Estarei aqui, com um video dos mesmos objectos filmados por mim próprio, a cerca de 25km do local que o Sr. gravou. à mesma hora, na mesma direcção, na mesma zona e exactamente com mesmos os objectos, por si referenciados. Irá calar a boca, de "alguns" que se julgam sábios, e como reparou irá sempre haver alguém que tentará descreditar as observações feitas por outros, ignorando os conhecimentos de quem se encontra do outro lado. Mas como dizia o meu amigo "Zèzé" .... Sopa nisso ;)~

      Um abraço

      Carlos Lopes

      Eliminar
  6. Eu apenas filmei algo que me interessou e também como prova de que não dei em cogumelos (como os meus colegas diziam, mesmo no gozo)! sempre que tiver oportunidade voltarei a filmar este objectos, já que sou completamente aficionado por isto =) F.O.

    ResponderEliminar
  7. Todos os videos devem ser enviados com o relato da observação para: ufo_portugal@sapo.pt
    Participem, colaborem ;-)

    ResponderEliminar
  8. Caro Carlos Lopes, não pretendo dar lições de moral a ninguém.
    A minha descrição foi no sentido de salientar que, estando àquela hora por acaso também de nariz no ar or ter sido alertado pela minha mulher e filha e que dado a minha posição, tenho um razoável campo de visão sobre a zona e por isso um acontecimento daqueles não me teria passado despercebido.
    Aliás, consigo, do meu local, ver a passagem dos satélites e ISS que são visíveis em Abrantes.
    Estou bem ciente quanto à poluição luminosa, infelizmente. Mas como o senhor não sabe qual o grau de poluição luminosa a que estou sujeito já que não estou no meio dela, talvez a sua conclusão tenha sido errada.

    Caro Carlos Lopes, nem tudo o que voa à noite é um disco voador (OVNI é sempre) e como tal ou o ponto de luz tem um comportamento fora do normal de um padrão de voo habitual ou relatá-lo é lançar lixo para uma investigação mais abrangente.
    É neste sentido que lanço "criticas" a quem anuncia tudo o que vê, não sabe o que é e ainda por cima se insurge quando é confrontado com outras opiniões.
    Os brasileiros têm um nome para este tipo de pessoas; ufolatras.

    Um bom trabalho para a ovnilogia seria observar, analisar, filtrar e só depois de apurar o grau de estranheza, relatar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o compreendo mesmo... já lhe disse o que eram essas luzes! para alem de não as ver, ainda por cima não vê as minhas respostas! Então vou-lhe re-dizer de novo.


      Pela sua observação até poderíamos concluir que podia ser uma estrela pendurada sob um cordel, que por sua vez era reflectido pela luz solar.

      O para arranque, pode ser devido ao movimento do cordel que em conjunto com o seu ângulo emana a luz solar para Terra iludindo assim os olhos de alguns observadores.

      A movimentação da estrela com o flash perante sua análise pode ser uma lanterna no seu interior que faz sinalética aérea para que outras estrelas não se percam durante o seu percurso.

      Funcionando desta forma como um farol.

      Perante a sua questão generalizada, recomendo a ser mais objectivo nas suas questões que em nada fazem sentido ou apresente algo que comprove o que fala.

      Assim se faz boa Ovnilogia

      Eliminar
    2. E quando pensar a ler as descrições, ou caso não as consiga ler ou compreender... como o Senhor meu Mentor escreveu depois de certamente ter aproveitado os meus relatos ....
      " NOTA: foi hoje informado que junto a essas duas constelações (Ursa Maior e Menor), entre as 01H30 e as 03H30 têm surgido vários pontos luminosos com comportamentos fora do vulgar chegando alguns deles a aumentar o seu tamanho de forma considerável, chegando aos 5 a 6 cm de diâmetro…" Verá que é ai que faço as observações. E para sua Grandiosa informação vocé critica algo que vocé mesmo propõe de observar.... Francamente! Já parou para pensar um pouco nas suas absurdidades? Contradiz-se a si próprio o Grande Mestre Ufologo. Páre uma vez por todas de escrever porcarias sem sentido antes pensar, é um conselho aqui do puto de 36 anos, 1 ano a mais daquele que vocé tem de livros lidos de ufologia e de conspiracionismo ;)

      Eliminar
  9. Senhor Carlos Lopes, venha de lá então esse vídeo extraordinário para me calar a boca.

    Não desacredito ninguém. Mas posso contestar, expôr o meu ponto de vista, dar a minha opinião, ou não?

    Reparo que geralmente as pessoas não gostam de ser contrariadas.
    Sentem-se melindradas pela sua opinião ser rebatida como se isso fosse colocar em causa a sua credibilidade.
    Eu não tenho nada a perder pois não pretendo fazer desta ocupação o meu ganha pão.
    Só ando nesta coisa dos OVNIs à 35 anos, talvez mais do que o tempo que o senhor tem de vida. Mas isso não quer dizer nada.

    Caro Carlos Lopes, o estudo da fenómeno OVNI, tal como ele se nos apresenta, é muito mais do que meros pontos de luz a passear sobre as nossas cabeças e muito menos aqueles filmes que se vem no Youtube.
    O estudo deste fenómeno devia ser uma espécie de trabalho de grupo e não uma montra de vaidades e secretismo entre quem se dedica ao fenómeno para ver quem dá primeiro a noticia, para ver quem relata o fenómeno mais bonito e espetacular, para ver quem chega primeiro à meta. Depois é nisto que dá; a comunidade OVNI ser atacada pelos cépticos (com razão dado os constantes casos insípidos e mal avaliados), ser desconsiderada na comunicação social, não ter um grupo importante de apoio no campo da ciência, etc, etc, etc.

    Se trabalharmos todos em conjunto, se ouvirmos todas as opiniões e criticas sem nos sentirmos melindrados e se defendermos com argumentos sólidos e válidos aquilo que pretendemos demonstrar, certamente que a ovnilogia terá um salto qualitativo no que diz respeito ao produto final e às provas materiais que tantos pretendem mas não conseguem arranjar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou-me manter calmo e respeitoso, porque porcaria como esta que venho de ler, nem resposta merece, mas bom

      A sua opinião? Melindrado!!! :DDD acho que com tanta comédia ( para não dizer outra coisa) da sua parte nem aceito isso como uma critica para mim, porque se vocé estivesse aqui para ver,... gosto de pessoas como vocé que sabem tudo, para nada dizerem... Embora não saiba, nem estou para revelar a minha vida pessoal aqui, o que faço ou o que já fiz, quem é vocé para julgar os outros? De onde me conhece para dar uma opnião errada sobre os meus conhecimentos? Meu caro, Tenho a minha licença de piloto, sei destingir um avião, de qualquer tipo que seja, satélites, e todo o tipo de eventos astronómicos conhecidos... e vocé que se julga o quê? 35 anos de quê? tem alguma prova??? Ou pensa que ando feito estupido a passar o meu tempo a filmar satélites ou aviões? Ou julga que com os seus "35" anos de suposta ufologia, que é Deus Todo o Poderoso que sabe tudo e os outros são uns otários, uns estupidos, uns incultos que só filmam tudo o que vêem?

      Então diga-me DEUS, o que são estas luzes! Ou Deus não consegue com os seus olhos avistar?
      Tenha vergonha já tem idade para isso, antes de criticar os outros olhe para si.

      Eliminar
    2. Trabalho de Grupo !!!! com essa é que me partiu todo a rir. QUEM, mas QUEM ???? vocé já veio aqui para presenciar estas observações? Apenas 2 pessoas a 150km vieram aqui e puderam o confirmar-lo, e vocé.... tanto blablabla e nada

      "Se trabalharmos todos em conjunto, se ouvirmos todas as opiniões e criticas sem nos sentirmos melindrados e se defendermos com argumentos sólidos e válidos aquilo que pretendemos demonstrar, certamente que a ovnilogia terá um salto qualitativo no que diz respeito ao produto final e às provas materiais que tantos pretendem mas não conseguem arranjar." Vócé é mesmo unico, com tanta conversa de Tchatcha,... pare, pense e observe ( para si uma coisa de cada vez) nas baboseiras que escreve. Quer mais o quê? que faça tiro ao "disco voador" ( palavras suas que ainda não parei de rir, com esta frase ) e que lhes os traga para fazer uma charruscada e beber uns copos?
      Mas o que é que se pode fazer... mas é sempre bom ter alguém como vocé para animar a festa, se não a ufologia seria monótona.

      Com isto acabei, e espero que não fique chatiado comigo, pois gostaria que um dia podesse vir aqui, e talvez observar um ovni, um farol estelar ou disco voador como vocé lhe chama.


      Eliminar